Álbum celebra 50 anos de Sabotage: “Era um cara à frente de seu tempo”
O rapper Sabotage completaria 50 anos em abril e será homenageado em um álbum de releituras com a voz de vários artistas da nova geração
O primeiro single do álbum comemorativo referente ao legado de Sabotage foi lançado nesta semana. A homenagem surge no mês em que o rapper completaria 50 anos de idade e traz releituras de músicas do cantor na voz de artistas da nova geração do rap.
Segundo a filha dele, Tamires Rocha, o projeto musical é mais uma das homenagens feitas para Sabotage. A família do rapper também idealizou um livro com anotações inéditas, uma exposição imersiva, o roteiro de um filme e agora o álbum.
“O projeto dos 50 anos foi idealizado há dois anos. Queríamos fazer vários tipos de homenagem. Meu pai era um cara agitado, fazia mil coisas, e ter um ano inteiro nesta energia era o sonho da família. Começamos a olhar o baú da família, tudo que ele deixou, e achamos que o fã merecia ver aquele tesouro também”, revela.
“Meu pai era um cara à frente de seu tempo. Já fazia rock, samba, ia na TV numa época que ninguém interagia. Acreditamos que se ele estivesse vivo ia estar cantando com as novas gerações e ritmos.”
Single de estreia
A primeira faixa lançada do álbum, Respeito É Pra Quem Tem, conta com um videoclipe e versos inéditos da rapper carioca N.I.N.A do Porte intercalados com os versos originais na voz de Sabotage. A cantora afirma que suas músicas se relacionam com a do artista.
“A narrativa que a gente imprime nas nossas músicas, principalmente de falar sobre as vivências e histórias de dentro da favela, de onde a gente veio, além da questão da dor que a gente carrega na música são parecidas. Também gosto que ele fala sobre os sentimentos sem medo, sem enrolação”, explica.
Com o single, os produtores do projeto, Zegon e Tejo Damasceno, dão continuidade ao que Sabotage planejava na carreira musical. Eles trabalharam com o rapper e Tejo acredita que as características do ícone estão impressas na nova produção.
“Sempre foi uma das metas de carreira do Sabotage essa vontade do novo, de diversificar, de não ter regras e atingir todo o tipo de público. Ele sempre deixou isso bem claro, inclusive nas próprias misturas de estilos que fazíamos juntos na época. E acreditamos que isso estará presente nesse álbum”, avalia.
Colaborações inéditas
O álbum conta com as presenças de Apelidado Xis, N.I.N.A do Porte, Filipe Ret, Bivolt, Orochi, Amabbi, Djonga, Sant e Bk. A escolha foi idealizada pela filha Tamires, juntamente com o irmão Wanderson dos Santos:
“Para este novo álbum foram convidados artistas que nunca gravaram Sabotage, mas que mantêm alguma relação com o legado e com os filhos. Hoje com uma base de fãs de mais de 70% abaixo dos 30 anos, acreditamos que meu pai estaria muito feliz, com este novo álbum cheio de jovens artistas.”
Presente no single de estreia, N.I.N.A acredita que o álbum é uma boa oportunidade para divulgar o trabalho de Sabotage, expandir os horizontes da própria carreira e melhorar o diálogo entre as diferentes gerações de rappers. “Espero que minha música finalmente atinja as pessoas de uma maneira orgânica, que não seja limitada. Espero que seja uma ponte para novos trabalhos e novos públicos, principalmente envolvendo a velha guarda do rap”, pontua.
Os novos singles também serão lançados individualmente e o álbum completo está previsto para chegar nas plataformas musicais em novembro.
Fonte: https://www.metropoles.com/entretenimento/musica/album-celebra-50-anos-de-sabotage-era-um-cara-a-frente-de-seu-tempo