Veja fotos da chuva de meteoros Delta Aquáridas registrada em cidades do Rio Grande do Sul
A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, que teve seu pico na madrugada do último sábado (30), continua no início desde mês, e na madrugada desta segunda-feira (1°), foi registrada sobre o Rio Grande do Sul, na área de Caxias do Sul. Fenômeno teve seu pico na madrugada do último sábado (30) mas ainda continua no começo deste mês
A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, que teve seu pico na madrugada do último sábado (30), continua no início desde mês, e na madrugada desta segunda-feira (1°), foi registrada sobre o Rio Grande do Sul, na área de Caxias do Sul.
O meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 92,6 Km e explodiu se extinguindo a uma altitude de 72,9 Km,. Teve uma duração de 0,88 segundos e uma magnitude (brilho) de -3.3.
Meteoro registrado na cidade de Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul
OBSERVATÓRIO ESPACIAL HELLER & JUNG - ARQUIVO
Os meteoros Delta Aquáridas são fragmentos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. A origem do nome é em razão de o radiante — local no céu por onde entram os meteoros — estar próximo da constelação de Aquário. A melhor direção para serem visualizados é ao leste onde nasce o Sol, também a nordeste e sudeste a partir das 3:00h.
Vejam as fotos da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas do Sul registradas por câmeras do Observatório Heller&Jung instaladas em Porto Alegre, Gramado, Novo Hamburgo e Taquara.
Chuva de meteoros é registrada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
OBSERVATÓRIO ESPACIAL HELLER & JUNG - ARQUIVO
Chuva de meteoros é registrada em Gramado, no Rio Grande do Sul
OBSERVATÓRIO ESPACIAL HELLER & JUNG - ARQUIVO
Chuva de meteoros é registrada em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul
OBSERVATÓRIO ESPACIAL HELLER & JUNG - ARQUIVO
Chuva de meteoros é registrada em Taquara, no Rio Grande do Sul
OBSERVATÓRIO ESPACIAL HELLER & JUNG - ARQUIVO
O que é uma chuva de meteoros?
De acordo com o coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, sempre há meteoros e todas as noites é possível ver um. No entanto, a chuva de meteoros ocorre quando é possível enxergar vários meteoros por hora na noite.
Langhi explica que isso acontece porque a Terra, ao girar em volta do Sol, passa por rastros deixados por asteroides ou cometas no espaço. “São partículas pequenininhas, do tamanho de um grão de arroz. Quando elas atingem a atmosfera da Terra, queimam-se completamente. Isso são as chuvas.”
Fonte: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/veja-fotos-da-chuva-de-meteoros-delta-aquaridas-registrada-em-cidades-do-rio-grande-do-sul-01082022